Londrina discute violência política de gênero em seminário realizado na cidade

Nesta quinta-feira (11), das 8h30 às 17h30, acontece, em Londrina, o II Seminário sobre Violência Política de Gênero, no auditório da Unicesumar, campus Londrina. A intenção é promover uma discussão e conscientização sobre a violência política contra a mulher, a fim de buscar estratégias para combater esse tipo de violência que, muitas vezes, afasta as mulheres dos espaços públicos.

Foto: N.Com

A violência política de gênero pode ser caracterizada como todo e qualquer ato com o objetivo de excluir a mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade. As mulheres podem sofrer violência quando concorrem, já eleitas e durante o mandato.

No decorrer do dia, o seminário vai abordar assuntos como: a participação das vozes femininas nas eleições; a importância da representatividade plural, na política, reconhecendo a diversidade, voz e experiências que contribuem para a construção de sociedades inclusivas; e a importância da Justiça Eleitoral na garantia dos direitos políticos das mulheres.

Foto: N.Com

A realização é do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Governo do Estado do Paraná, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Paraná.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Governo do Paraná, Leandre Dal Ponte, participou do seminário em Londrina pela manhã. Em entrevista para o portal do TRE-PR, a secretária afirmou que a realização de seminários no interior do estado sobre o tema, em um ano eleitoral, destaca a determinação de sua secretaria em priorizar a igualdade de gênero e o combate à violência política. Ela qualificou a violência política de gênero como uma barreira sombria que limita a participação feminina em espaços de poder e o progresso da comunidade.

Foto: N.Com

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, também esteve presente e se disse honrado pelo convite. “Em Londrina, temos uma Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher muito atuante e uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres que é referência para o país. A violência política de gênero é um assunto que precisa ser discutido, difundido e combatido, para que tenhamos mais representatividade feminina na política e uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

Paralelamente ao seminário, o TRE-PR lançou a 3ª edição da campanha Violência Política de Gênero Existe!, para alertar as pessoas sobre os diversos tipos de violência política contra as mulheres e orientá-las sobre como denunciar os casos. A ação consiste em cinco vídeos, que abordam cada um dos tipos de violência: a violência corporal, a violência física sexual, a violência econômica, a violência simbólica e institucional e a violência moral e psicológica. Clique aqui para assisti-los.

Também estiveram presentes, compondo a mesa de honra do evento, a presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargadora Flávia Viana; a vice-presidente da OAB de Londrina, Sania Stefani; diretora da Unicesumar Londrina, Alessandra Baron; prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; deputada estadual e procuradora especial da Mulher,  Cloara Pinheiro; procuradora especial da Mulher, vereadora Professora Sônia Gimenez; juíza eleitoral, Cláudia Catafesta; juíza do TRE, Camila Cardoso; e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ivanete Xavier. O evento contou, ainda, com uma belíssima apresentação do Coletivo Black Divas.

Programação completa

8h30 – Credenciamento

9h – Apresentação cultural

9h15 – Abertura com autoridades

10h30 – Mesa de debate: “A participação das vozes femininas nas eleições

12h – Intervalo

13h30 – Mesa de debate: “A representatividade importa: mulheres plurais na política e a construção de sociedades inclusivas”

15h – Intervalo

15h30 – Debate sobre a importância da justiça eleitoral na garantia de direitos políticos de mulheres

17h30 – Encaminhamentos e encerramento

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora