Londrina é uma das cidades premiadas pelo Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

Londrina foi uma das cidades premiadas na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, que aconteceu em Curitiba na última terça-feira (18).  O município esteve entre os três municípios finalistas no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, ao lado da capital Curitiba, vencedora da premiação, e Foz do Iguaçu. O prêmio é considerado o Oscar da gestão pública.

Londrina concorreu na categoria populacional de cidades acima de 100 mil habitantes e recebeu um certificado como premiação. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Codel, Fábio Cavazotti, representou o Município na premiação, em Curitiba, e trouxe o certificado para Londrina. A solenidade aconteceu no Museu Oscar Niemeyer.

O prêmio é realizado por meio de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas, bem como os programas enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma única nota final. A iniciativa contou com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

Pela primeira fez, o estudo foi realizado sob o mandato completo dos prefeitos. Outra novidade, da quarta edição, foi que o IGMA passou a contar com 73 indicadores distribuídos pelos seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar.

Na etapa estadual, os municípios foram separados em três categorias de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila podem ser acessados por qualquer cidadão que queira acompanhar o progresso da região onde mora.

Para o presidente da Codel, Fabio Cavazotti, a premiação de Londrina reflete muito o trabalho realizado na gestão do prefeito Marcelo Belinati de melhorar o funcionamento da Prefeitura. “Hoje nós temos uma capacidade, de gestão, nas secretarias que desempenham as atividades meio, que permite que as secretarias que prestam os serviços finalísticos, como educação, saúde, assistência social e outras, realizem seu trabalho com uma qualidade muito melhor. Entendo que os pilares de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, são pilares em que houve grandes conquistas na administração do prefeito Marcelo Belinati, o que permitiu que a cidade se desenvolvesse e ampliasse o desenvolvimento econômico, criasse confiabilidade junto à população e melhorasse o índice de qualidade de vida dos londrinenses”, apontou.

Cavazotti enfatizou, ainda, que esta premiação se soma a diversas outras que o Município de Londrina vem recebendo, nas áreas de educação, assistência social, compras públicas, cidades inteligentes, excelência em gestão, e funcionamento da máquina pública. “Esta premiação fechou uma série de prêmios que o município vem recebendo e isso demonstra este novo patamar de desenvolvimento que Londrina está alcançando”, frisou.

O gerente de Jornalismo da Band Paraná, João Carlos de Azevedo, ressaltou que o prêmio é muito importante porque avalia a gestão municipal de cada município. “O Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, criou esse programa de avaliação onde todos os municípios do país são avaliados. Temos as etapas regionais, como a que aconteceu no Paraná e em outros estados, e os municípios são avaliados pela gestão de cada prefeito, ou seja, o que os prefeitos estão fazendo em cada área, quanto eles investem em educação, saúde, desenvolvimento social da cidade, em transporte, em prol da população. Tudo isso é avaliado pela inteligência artificial criada pelo Instituto Aquila para chegar nas notas finais”, explicou.

Para Azevedo, o prêmio representa muito para os municípios que ficaram entre os melhores, como Londrina, porque somente na etapa estadual, do Paraná, por exemplo, 63 municípios receberam certificados dentre 399 munícios que compõem o Estado. “Os prefeitos não precisam se inscrever para participar, não existe inscrição, então eles são avaliados pelo que estão fazendo, dentro de seis pilares avaliados, mais o pilar IGMA, que é o índice de gestão municipal Áquila que abrange todos os outros pilares e dá uma nota geral”, contou. Informações do NCOM

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora