Prefeitura entrega novo viaduto entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste

A Prefeitura de Londrina entregou, na manhã desta sexta-feira (28), a obra de construção do Viaduto Jayter Cortez, no cruzamento das Avenidas Rio Branco com a Leste-Oeste. O prefeito Marcelo Belinati esteve no momento da liberação do tráfego, acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, e outros membros da sua equipe.

Foto: Emerson Dias / NCom

Jayter Cortez, que dá nome ao viaduto, foi pioneiro de Londrina. Ele chegou na cidade em 1941 e começou a sua carreira na Prefeitura de Londrina, onde atuou, como procurador do Município, por 25 anos, e foi um servidor público exemplar. O homenageado também trabalhou em outros órgãos da
administração municipal, era graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também
possuía formação técnica em Contabilidade. A Lei nº 13.187, que denomina o Viaduto Jayter Cortez, foi publicada em 28 de dezembro de 2020, no Jornal Oficial nº 4242. O projeto de lei  (PL nº 147/2020) foi de autoria do na época vereador Péricles Deliberador.

As obras não se limitaram à implantação do túnel, que possui 84 metros de extensão, também incluíram ampliações e melhorias das vias. Dentre elas, houve reconstrução e recape de toda a Avenida Rio Branco, com extensão de 1.100 metros, mais um trecho de 800 metros da Leste-Oeste.

Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

Um dos principais ganhos que essa obra proporciona, principalmente aos condutores que circulam nessa área movimentada da cidade, é a redução do tempo no trânsito. No trecho compreendido entre as avenidas Tiradentes e Leste-Oeste, a Avenida Rio Branco foi ampliada e ganhou mais uma pista, viabilizando que uma das suas três faixas passe a ser exclusiva para o transporte coletivo.

A rotatória, que agora fica sobre o túnel, também passou a ter três faixas. E os veículos que transitam pela avenida Leste-Oeste e vão permanecer nessa via não terão mais que circular por essa rotatória, que antes da obra tinha semáforos para controle do tráfego e ainda assim gerava longas filas nos horários de pico. Essa mudança não só diminui o fluxo de veículos na rotatória, como também otimiza o tempo de trajeto para quem permanece na Leste-Oeste.

Outra melhoria que a obra do viaduto proporcionou impacta diretamente na captação de água das chuvas. Houve reforço do sistema de drenagem das avenidas Rio Branco e Leste-Oeste, por meio de instalação de galeria pluviais com 1,20 metros de diâmetro. Essa tubulação foi colocada desde a Avenida Brasília e se conecta à drenagem da Avenida Winston Churchill.

Para beneficiar os usuários do transporte coletivo, os dois pontos para parada de ônibus na Avenida Rio Branco ganharam reforço com piso de concreto, protegendo o asfalto do impacto dos veículos ao longo do tempo. Mesmo quem prefere utilizar as bicicletas vai se beneficiar com essa obra, já que uma nova ciclovia foi implementada nos canteiros centrais das duas avenidas, a Rio Branco e a Leste-Oeste. As ciclovias contam com a devida sinalização e margem de segurança, atendendo aos ciclistas e pedestres.

O prefeito Marcelo Belinati comemorou a entrega do viaduto. “Particularmente, estou muito feliz, pois esta obra é motivo de orgulho e alegria, e muito aguardada pela população há, pelo menos, 30 anos. Aqui fica um dos pontos de maior fluxo de veículos da cidade de Londrina, aproximadamente 20 mil veículos passam, por hora, em horário de pico, e este local liga extremos da cidade, como as regiões leste/oeste e região norte/central. É uma obra muito esperada, gigantesca, que vai desafogar o trânsito e trazer mais segurança, conforto e comodidade, e coloca Londrina no patamar das grandes cidades”, enfatizou.

Ao todo, a construção demandou investimentos na ordem de R$ 33,5 milhões, valores já atualizados, e a empresa responsável pelas obras é a TCE Engenharia. Mesmo com a liberação do tráfego, algumas intervenções prosseguem em execução nessa reta final da obra, pois não impactam na utilização das vias e do túnel. Entre elas, a sinalização viária e iluminação pública, inicialmente previstas no contrato da Prefeitura com a TCE, mas que foram removidas do documento e estão sendo executadas, respectivamente, pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Londrina Iluminação.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, ressaltou que o dia é de muita comemoração e felicidade. “É uma obra maravilhosa, muito esperada pela população de Londrina, e com ela esperamos eliminar o congestionamento que sempre existiu neste cruzamento da Avenida Rio Branco com a Leste-Oeste. Muitos prefeitos passaram e planejaram fazer esta obra, e o prefeito Marcelo Belinati teve a coragem de executá-la, mesmo com todas as dificuldades. Trata-se de uma obra necessária que fica com um legado para a cidade de Londrina, que comemora 90 anos em 2024. É uma grande conquista”, apontou.

Foto: SMOP / divulgação

instalação das luminárias em LED tem sido realizada pela Londrina Iluminação. A companhia londrinense já colocou 40 luminárias de LED (postes de sete metros de altura) nas entradas e saídas da passagem subterrânea, e vai instalar mais 42 projetores de luz especiais, também em LED, no interior do túnel.

Contratada por meio de licitação exclusiva para a pintura do viaduto, a empresa Airless Pinturas BC já iniciou as atividades no início de junho. A conclusão da pintura deve ocorrer na próxima semana, e compreende, ao todo, uma área de 15.390,38m².

Foto: Emerson Dias / NCom

A entrega da obra foi precedida por uma verdadeira força-tarefa empreendida por equipes da CMTU. Os trabalhos incluíram limpeza e lavagem das pistas para remoção de terra e de restos de construção; manutenção e pintura de meios-fios; demarcação de ciclovia na cor vermelha; poda de árvores e, também, plantio de flores na rotatória da Rio Branco sobre a Leste-Oeste.

As atividades contemplaram, ainda, a capina e roçagem da grama nas duas avenidas que compõem a estrutura da trincheira, bem como na Pandiá Calógeras, localizada nas proximidades.

Já para garantir a segurança no trânsito foi realizada a reforma completa da sinalização ao longo da Leste-Oeste, da região da avenida Universo até o encontro com a Dez de Dezembro. A ação iniciou em 10 de junho e finalizada às vésperas da entrega do empreendimento.

Foto: Emerson Dias / NCom

Sinalização – Com o término da construção e a liberação do fluxo, quem vier pela Leste-Oeste, da área central em direção aos bairros da região oeste, encontrará três faixas de rolamento, que, na entrada do túnel, se transformarão em quatro: duas para quem seguir pela marginal e outras duas para quem permanecer na avenida.

Na saída do viaduto, ainda no sentido centro-bairro, a preferência de passagem será de quem vier pela Leste-Oeste. Neste ponto, as duas faixas de trânsito oriundas túnel permanecerão as mesmas mesmo após o encontro com a marginal, lugar em que os motoristas vindos das vias adjacentes encontrarão lombada e sinal de pare.

Na direção inversa, da zona oeste para a área central, a faixa mais à esquerda da Leste-Oeste, rente ao canteiro central, será restrita para acesso à parte inferior do viaduto. A faixa do meio servirá para adentrar a estrutura ou seguir em frente, no sentido avenida Rio Branco, enquanto a faixa mais à direita deverá ser utilizada para continuar rumo ao centro ou chegar ao jardim Shangri-lá A.

Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

Na saída do viaduto, próximo à rua João Pessoa, quem estiver na marginal terá à disposição somente uma faixa de rolamento e deverá dar a preferência ao fluxo proveniente do túnel. Neste local, as duas faixas de rolamento advindas do viaduto se juntarão à pista da marginal para formar três corredores de tráfego.

Os trabalhados de sinalização executados na área têm projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), com adaptações da CMTU. Mais especificamente na parte de baixo do viaduto, a implantação das placas foi realizada pela empreiteira responsável pelas obras, com complementação das intervenções por parte da companhia.

Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

Ficha Técnica – Iniciada em janeiro de 2021, a construção da trincheira no cruzamento das avenidas Leste-Oeste com a Rio Branco utilizou valor financiado junto ao Governo Federal, por meio do Programa Pró-Transporte, e recursos próprios do Município. O contrato firmado à época, por meio de licitação, foi de R$ 25,5 milhões. Com os reajustes e realinhamentos de preços e serviços, impactados diretamente em 2021 e 2022 pela alta dos insumos provocada pela pandemia, o montante está atualizado em R$ 33,5 milhões.

Para a execução dos serviços de drenagem, pavimentação, rede elétrica e implantação de ciclovia, ao longo de 1.100 metros da avenida Leste-Oeste e outros 775 metros da avenida Rio Branco, foram utilizados 732.996,69 quilos de aço e 4.465,73 m³ de concreto.

Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

O montante de terra escavada nesta obra foi de 64.120m³, equivalentes a cerca de 10 mil caminhões basculantes para transporte. Para pavimentar e recapear uma área total de 45.129,08m² foram necessárias 9.025,82 toneladas de massa asfáltica (CBUQ).

Nessa obra, também foram executadas 630 estacas, instaladas nas paredes laterais do túnel, que são cortinas de concreto armado. Essas estacas somam, ao todo, 7.043 metros de comprimento e demandam 305,7 toneladas de aço. E as cortinas em concreto armado, que funcionam como um grande muro de contenção para o túnel, possuem 4.059 m² de área.

A laje do viaduto, construída sob a rotatória e que inclui suas pistas e calçadas, conta com 1.897 m². Para estruturar essa laje, foram aplicadas 42 vigas longarinas protendidas. E na tubulação do sistema de drenagem, foram utilizados 3.578 tubos, cada um deles com um metro de comprimento. Informações do NCom

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